top of page

13h40

LOGO_PARA_SITE.png

30 DE ABRIL 2023

A PARTIR DAS 9H

RUA ANDRÉ DIAS - JD BOA VISTA, ZONA OESTE DE SP

EVENTO GRATUITO

SOBRE O FESTIVAL

O Favela Jazz Festival é um festival de Jazz de qualidade realizado em território periférico, produzido pelo Jazz na Kombi. Na programação do Favela Jazz Festival - Especial Mulheres, de 2023, grandes nomes femininos do jazz nacional e internacional irão se apresentar no palco da kombi. Todas as atrações serão lideradas por artistas mulheres e pessoas LGBTQIA+ e realizadas na periferia de São Paulo, na comunidade Jardim Boa vista. Bora somar!

DSC_9083.jpg
bg-favela-festival-04.jpg

PROGRAMAÇÃO

LUA EM ALTA.png

9h00

OFICINA

LADYBIRD QUARTET & LILIAN ESTELA

Ladybird é um quarteto de jazz formado por jovens instrumentistas que têm cada vez mais conquistado seu espaço na música instrumental. Interpretam e criam seus próprios arranjos para standards e temas de jazz com originalidade.

Ficha Técnica

Mariana Oliveira - Saxofone 

Sofia Barion - Piano

Ingrid Cavalcanti - Baixo Acústico

Estefania Chamorro - Bateria

SHOW

lilian estela.jpg

INFLUÊNCIAS DO JAZZ: LILIAN ESTELA E RICARDO POTI

Na oficina “Influência do Jazz” (homônima à canção de Carlos Lyra), Lilian, com apoio do violonista Ricardo Potí, apresenta um breve apanhado da história das principais divas do Jazz norte-americanas, desvendando suas vivências, motivações e sensibilidades, ao passo em que compartilham com o público técnicas vocais e habilidades de palco, convidando-o a exercitá-las ludicamente. Serão costuradas semelhanças e afastamentos entre nomes como Billie Holiday, Elis Regina, Ella Fitzgerald, Gal Costa, Nina Simone, Sarah Vaughan, Maria Bethânia, Eartha Kitt, Elza Soares, dentre outros. Serão oferecidas 30 vagas para jovens e adultos.

11h30

13h40

SHOW

Ficha Técnica

Izzy Gordon - Voz

Leandro Neri - Teclados

Ronaldo Gama - Baixo

Marcio Guedes - Guitarra

Léo Carvalho - Bateria

IZZY GORDON QUINTETO

Izzy Gordon comemora 30 anos de carreira com o show Rainhas. “Estou fazendo 30 anos de carreira, mas estou começando agora, sou de agora, vivendo hoje, no momento. Quero transmitir o que sinto: um desejo enorme pela vida.”

Izzy Gordon cresceu ouvindo jazz e muita música brasileira. De uma família musical, a cantora paulista, filha do músico Dave Gordon e sobrinha de Dolores Duran, Izzy Gordon sempre teve interesse por música, e durante a infância via passar por sua casa grandes nomes da MPB como Jair Rodrigues, Tim Maia, César Camargo Mariano, Rita Lee, Wilson Simonal, Cassiano e muitos outros, que de repente apareciam em sua casa com seu pai, para conversas e jam sessions no piano que ela estudava. Em 2023, comemora 30 anos de carreira cantando “as Rainhas que inspirou a mulher”, como ela mesma diz: Nina Simone, Elza Soares, Aretha Franklin, Leci Brandão, Dona Ivone Lara, entre outras.

No repertório, clássicos como “Malandro”, “Feeling Good”, "Esse tal de ronquenrow", entre outras...

 “Quero deixar claro a força da mulher, especialmente a mulher negra, que carrega esse mundo nas costas apesar de tudo, que carrega o mundo com força e muito amor”, comenta Izzy.

DSC_9083.jpg

MULHERES NA MÚSICA

As estrelas do festival, Izzy Gordon, Sintia Piccin, Vera Figueiredo, Sthé Araújo e Ingrid Cavalcanti, compartilham suas histórias e seus saberes trazendo reflexões acerca do fazer musical por mulheres no contexto do Jazz, abordando aspectos de suas vidas, trajetórias artísticas, a vida de musicistas mulheres de outras épocas e as dificuldades e conquistas nesse campo. Mediação de Lilian Estela. Ao término da conversa, o público poderá desfrutar de uma Jam com as musicistas presentes.

RODA DE  CONVERSA

bg-favela-festival-04.jpg

16H40

SHOW

VERA FIGUEIREDO TRIO

Intenso    e cheio    de paixão, Tambor é o novo show    de Vera Figueiredo. Baterista,    educadora e compositora,    ela vem construindo a sua carreira tendo como base a música brasileira.    Os tambores têm    um significativo papel na história da África. Para os ancestrais, eles eram um meio de comunicação. Por meio deles,    as tribos se comunicavam, sinalizando perigos e    outros acontecimentos importantes. Ainda hoje, os tambores estão presentes em cerimônias de nascimento, morte, casamento,    além de    desempenharem um    papel de destaque na música africana. É    essa importância que o show Tambor simboliza.    

18h

SHOW

Ficha Técnica

Sintia Piccin - Sax, Flauta e Composições

Richard Fermino - Tuba

Fernando Amaro - Bateria

Igor Bollos - Guitarra

Manuel Neto - Percussão

Gabriel Gaiardo - Teclado

SINTIA PICCIN SEXTETO

Nascida em uma família de músicos, e tendo atuado com inúmeras formações musicais e de diversos ritmos como Big Bands de Jazz, Musica Balcânica, Afrobeat, Bandas de Rock e Blues, Musica Instrumental brasileira, Sintia traz em suas composições um forte ecletismo. Sintia é uma musicista expoente da música brasileira que tem mostrado seu talento e originalidade em seus shows autorais e de outros trabalhos que já realiza na televisão e em outros locais. Presença feminina no jazz, Sintia vem fazendo história num meio musical ainda dominado por homens. Em parceria com o Jazz na Kombi já realizou diversos espetáculos nas ruas. Neste show, Sintia Piccin apresenta seu trabalho autoral de lançamento recente “Freedom of Mind” num show eletrizante em que cada integrante da banda realiza um espetáculo à parte estimulando nossas sinapses.

Participação Especial de Mariana Piccin Fermino no Clarinete e Clarone.

Ficha Técnica

Vera Figueiredo - Bateria

Marcos Romera - Teclado

Carlos Ribeiro Júnior - Baixo elétrico

15H00

19H40

SHOW

FUNMILAYO AFROBEAT
ORQUESTRA

Banda de afrobeat brasileiro formada em 2019 pela cantora e saxofonista Stela Nesrine e trompetista Larissa Oliveira. Provocadas pela ausência de mulheres negras no afrobeat, um gênero essencialmente negro, buscaram outres artistas para dar vida ao projeto.
O nome homenageia Funmilayo Anikulapo Kuti, pioneira na luta das mulheres nigerianas por liberdade,
direito ao voto e justiça social. Professora proeminente e ativista incansável, Funmilayo é mãe de Fela Anikulapo Kuti, artista nigeriano considerado o criador do Afrobeat, com músicas engajadas em políticas e problemas sociais.

Ficha Técnica

Bruna Duarte - Baixo

Stela Nesrine - Sax alto e voz

Tamiris Silveira - Teclado e voz

Ana Goes - Sax tenor e voz

AfroJu Rodrigues - Percussão e voz

Rosa Couto - Voz e flauta

Vanessa Soares - Dança

Sthe Araújo - Percussão e voz

Priscila Hilário - Bateria e voz

Larissa Oliveira  - Trompete e voz

Jasper Okan - Guitarra e voz

OUTRAS ATRAÇÕES

bg-favela-festival-04.jpg

CARAVANA LÚDICA DE JOGOS DO MUNDO

O grupo Caravana Lúdica de jogos do mundo surgiu em setembro de 2013 quando, em
parceria com o professor e amigo pessoal Ivan Andres Peña Jonshon, estudioso e entusiasta dos
jogos do mundo, mestre em Ciência dos Jogos pela Universidade de Paris XIII, realizamos nossa
primeira apresentação de jogos do mundo no evento 1° Festival de Artes de Rua Praça Elis Regina.

 

A partir dos conhecimentos compartilhados com o professor Ivan o grupo passou a
pesquisar e construir jogos com material reciclável e realizar apresentações em locais públicos e
de acesso público, difundindo o conhecimento dos jogos de povos e culturas de diferentes
realidades espaciais e temporais

jogos do mundo1.jpg

Cortejo de Maracatu Baque do Boa

MARACATU

FEIRINHA

Feirinha de economia criativa

E AINDA...

DAS 13H ÀS 13H40

DAS 11H ÀS 18H

MURAL COLETIVO - MULHERES NO JAZZ POR LELA MONSEGUR, ALINE BINNS E CAROLINE ITZÁ

No 4º Favela Jazz Festival Leila Monsegur realizou o mural Zoociedade na entrada da Comunidade do Morumbizinho, num pequeno largo, espaço de convivência aos finais de semana. Nesta edição do festival, Leila convidou as artistas Carol Itzá e Aline Binns para dar continuidade à pintura do muro. O mural provoca a imersão dos passantes num cenário povoado por seres híbridos que trazem elementos selvagens e humanos mergulhados no universo da música. 

​Leila Monsegur, é professora de Pintura pela “Escuela Nacional de Bellas Artes Prilidiano Pueyrredón”, Instituto Universitário Nacional de Artes IUNA, Argentina. Artista multidisciplinar, sua pesquisa atravessa a relação entre arte e tecnología, pinturas de grande formato, street art, performance multimidia, video- arte, desenho e animação.

DAS 11H ÀS 16H

bg-favela-festival-02.jpg

OUÇA A PLAYLIST DO JAZZ NA KOMBI

Playlist criada por integrantes do Jazz na Kombi, para trazer um pouco das referências que alimentam o ambiente do nosso projeto.

Logo-JNK-Transp.png

JAZZ NA KOMBI NAS REDES

  • Facebook - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
BARRA_DE_LOGOS_ATUALIZADA_BRANCA.png

© 2023 Jazz na Kombi

Desenvolvido por Juliana Laet

bottom of page